É possível atingir a produção máxima com emissões mínimas, realizando uma fogueira de forma segura e sensata. Além disso, é ainda possível gastar menos lenha, tornando o consumo mais económico.
Utilize sempre lenha seca e adequada
A madeira que é utilizada deve estar seca e deve ser adequada para utilizar como lenha na combustão do seu equipamento. É importante conhecer os tipos de lenha disponíveis na sua região e que podem ser utilizados da melhor forma. Não devem ser queimados restos de madeira de jardim, madeira que tenha sido tratada quimicamente, aglomerados ou outras madeiras processadas. Durante a combustão deste tipo de madeiras processadas, podem ser libertados vapores.
Além de não ser seguro, este tipo de combustão é muito prejudicial ao meio ambiente. Um fogo de qualidade liberta, no máximo, uma pequena quantidade de fumo branco ou incolor (vapor de água). Devido à alta temperatura, a madeira de qualidade é queimada da forma mais completa possível. Se, durante a combustão, houver fumo preto ou cinza, isso significa que a madeira está húmida ou é inadequada.
Acenda a lareira com responsabilidade
A forma como acende a sua lareira a lenha é também importante e deve ser feito de forma segura e limpa. Deixamos uma passo-a-passo de um método que pode aplicar:
1. Acender o fogo
Comece por colocar os troncos maiores no fundo do equipamento e por cima as toras mais pequenas. Acenda as mais pequenas primeiro. Este método garante que o fogo começa a queimar lentamente a partir do topo, sem criar muito fumo.
2. Reabastecer o fogo
Reabasteça a câmara de combustão quando forem visíveis pequenas chamas e houver um leito de brasas na base. Abra a porta lentamente para evitar que o fumo escape pela porta. Mova cuidadosamente as peças restantes e junte-as no centro da câmara de combustão. Reabasteça com vários troncos, tendo em atenção que a parte onde foi lenhado deve focar virada para baixo. Se necessário, abra um pouco a entrada de ar para uma combustão rápida. Assim que os troncos inseridos pegarem fogo, volte a colocar a entrada de ar na posição normal.
3. Terminou de utilizar o fogo?
Deixe que o fogo se extinga lentamente, se possível. Em seguida, feche completamente a entrada de ar. Isto garante que a sala não irá arrefecer imediatamente. O fluxo de ar também expele o ar aquecido. Lembre-se de remover as cinzas utilizando um balde ou recipiente de metal, para evitar qualquer incêndio.
Funcionamento de uma salamandra a pellets
Operar um equipamento a pellets funciona de maneira diferente. Embora um equipamento a pellets tenha semelhanças com um equipamento a lenha comum, alimentar e reabastecer um equipamento a pellets é maioritariamente automático.
Leia o manual ou contacte o seu revendedor
Este artigo oferece conselhos gerais de utilização. No entanto, alimentar de maneira certa um equipamento a lenha ou pellets também pode variar um pouco de acordo com cada equipamento. Leia sempre o manual de utilização do seu equipamento ou peça orientação para o seu revendedor com antecedência.

Fique a par de todas as nossas novidades e campanhas:
www.biojaq.com | geral@biojaq.com | 258 845 133