Artigo desenvolvido pela marca DRU fire
Quando se fala numa lareira a lenha, a maioria das pessoas ainda pensa na tradicional lareira aberta. Embora esta lareira clássica pareça bastante aconchegante, existem algumas desvantagens neste design. Um fogo aberto tem um rendimento de apenas 10 a 15%, enquanto que um recuperador de calor contemporâneo chega aos 70%, sendo que hoje em dia já se conseguem equipamentos com rendimentos superiores. Além disso, uma lareira aberta é consideravelmente menos segura. A escolha de um recuperador de calor a lenha de combustão fechada é a forma de aquecimento através da combustão a lenha com maior responsabilidade e eficiência. Isto também acontece porque a temperatura mais alta é alcançada com um fogo fechado, uma vez que a combustão é mais completa e eficiente.
Uma breve explicação sobre a combustão em uma lareira ou recuperador a lenha
Uma combustão necessita sempre de oxigénio. Existe uma distinção entre sistemas de combustão abertos e fechados. Os sistemas de combustão aberta extraem o oxigênio necessário do espaço circundante. Num sistema de combustão fechada, o oxigénio utilizado deve ser proveniente do exterior da habitação. No entanto, isto nem sempre acontece nos equipamentos que possuem uma porta de vidro, uma vez que mesmo que o equipamento seja fechado, a combustão pode ser aberta.
Combustão aberta e fechada para equipamentos a lenha
Na maioria dos casos, uma lareira ou recuperador possui um sistema de combustão aberta, mesmo que seja um equipamento fechado com uma porta. O oxigénio para a combustão é utilizado da própria sala de estar, o que faz com que seja necessária uma boa ventilação do espaço, sendo este um pré-requisito importante para a combustão da lenha. Um bom fornecimento de oxigénio ao ar permite uma boa combustão e também uma boa tiragem dos fumos pela chaminé.
No entanto, os equipamentos fabricados atualmente, permitem, na sua maioria, que seja retirado ar do exterior diretamente para a combustão, deixando de haver a necessidade de entrada de ar frio na sala, tornando também o sistema de combustão mais eficiente.
Combustão fechada em recuperadores de calor
Apesar do que foi escrito no ponto acima, hoje em dia os equipamentos fabricados permitem, na sua maioria, que seja retirado ar do exterior diretamente para a combustão, deixando de haver a necessidade de entrada de ar frio na sala, tornando também o sistema de combustão mais eficiente. Aliás, existem várias situações em que um sistema de combustão aberta pode até nem ser possível ou desejável. A utilização frequente de um exaustor na mesma sala, por exemplo, um sistema de ventilação mecânica ou outro tipo de sistema, torna a combustão aberta complicada e até perigosa. Quando todas as janelas e portas estão fechadas e o ambiente é muito isolado, pode ser criado vácuo, que irá interromper o fornecimento de oxigénio. Como resultado, pode haver retorno de fumo para a sala. Este problema pode ser facilmente resolvido co a abertura de uma janela, mas isto também fará com que a lenha seja queimada mais do que necessário. Além disso, o ambiente interno será perturbado, alterando o seu equilíbrio e a eficiência da habitação. Nestes casos, o ideal é mesmo utilizar ar para a combustão do exterior.

Fique a par de todas as nossas novidades e campanhas:
www.biojaq.com | geral@biojaq.com | 258 845 133