Somos muitas vezes questionados sobre o cheiro de uma lareira a bioetanol. Seria muito fácil atribuir a culpa à lareira, se ela fosse de uma outra marca, mas isso não seria o mais correto. Por isso, é importante avaliar as causas que podem trazer odor à combustão de bioetanol.
Quando uma lareira de bioetanol liberta um cheiro irritante, algo está errado. As causas podem ser de vários tipos, sendo as principais:
- A qualidade do material com que o queimador é fabricado
- A caixa do queimador
- A ventilação ambiente
- A qualidade do bioetanol utilizado
Vamos por partes:
A qualidade do material
O cheiro é geralmente proveniente de vapores de bioetanol não queimados e que são libertados para o meio ambiente devido à incompleta combustão. Isto pode acontecer devido à qualidade e tecnologia de construção do queimador, que neste caso são muito importantes, e que devem garantir a combustão completa dos vapores. É aceitável que, somente nos primeiros minutos após a ignição, quando a combustão ainda é precária, seja libertado algum odor; no entanto, este odor deve desaparecer quando a combustão estiver num estado mais avançado.
A caixa do queimador
A chama precisa de oxigénio para se desenvolver bem, por isso, o queimador precisa de um fornecimento constante e sem turbulência de oxigénio. As caixas de combustão de bioetanol da Biokamino são dimensionalmente projetadas e testadas para garantir um fluxo correto de ar para a chama. Uma pequena variação, mesmo que seja apenas no tamanho do vidro protetor, pode ser o suficiente para influenciar significativamente a combustão. Por este motivo, recomendamos uma atenção especial no posicionamento do queimador nas lareiras autoconstruídas, nichos de parede, móveis ou outros. É sempre importante a assistência de uma pessoa competente. Pela mesma razão, é necessário por vezes colocar limites técnicos nas lareiras feitas sob medida.
A ventilação ambiente
A ventilação não é utilizada para evacuar odores, mas sim para garantir o fluxo correto de oxigénio para as bio-lareiras, para que os odores nãos e formem. A chama consome oxigénio que deve ser constantemente reabastecido. Quando o queimador é grande e muito potente, existe uma quantidade considerável de ar, numa sala de pequenas dimensões, isto gera turbulências que prejudicam a combustão. A prática de abrir uma janela de vez em quando não é muito correta, pois gera uma entrada descontínua de ar. O ideal é ter um queimador e uma entrada de ar dimensionadas para o ambiente em que se encontram.
A qualidade do bioetanol
Cuidar de todos os fatores anteriores torna-se inútil se o bioetanol utilizado não for de qualidade. O bioetanol é obtido a partir da fermentação de vegetais. O etanol é obtido de fontes não renováveis, de combustíveis fósseis. Existe no mercado substâncias petrolíferas que podem ser misturadas com o bioetanol de fontes renováveis, para reduzir o seu custo, e isto sim pode causar odores.


Fique a par de todas as nossas novidades e campanhas:
www.biojaq.com | geral@biojaq.com | 258 845 133





